Escolher o modelo certo para uma pequena empresa depende de vários fatores, incluindo o tipo de negócio, o orçamento disponível e as necessidades específicas da empresa. No entanto, algumas empresas ainda insistem em colocar o custo na hora de comprar. Os mais utilizados no mercado domestico são os das marcas : TP-link,Dlink e Intelbras. É ai que começa o problema , numa empresa devesse evitar utilizar esses tipos de dispositivos já que os mesmos foram pensados para uma demanda especifica – existem versão empresarial das mesmas – mas cliente não quer saber. Normalmente os domésticos foram projetados com hardware mais limitado para atender um espaço pequeno com baixa demanda.
Então a minha recomendação é sempre investir e pegar algo honesto como por exemplo roteadores da mikrotik que tem bastante material na internet e tem uma curva de aprendizado bastante boa, mas até mesmo dentro dos próprios produtos da mikrotik existem diferenças e na hora de escolher o roteador deve-se ficar atento no throughput e no poder do CPU do mesmo. Isso fará a diferença na hora tanto na escolha da velocidade da internet quanto nos recursos que serão utilizados tanto em firewall quanto classificação de pacotes.
Pró
- Consumo de energia baixo
- 5 portas gigabit ethernet
- A média num cenário de 25 regras consegue processar 385mbps
- Como roteador puro sem firewall passa 1 gigabit com fasttrack ativado
- Bom nivel de atualizações
Contra
- Possui poucas portas ethernet
- Pouco espaço na ROM 16MB
- O Switchchip tem recursos limitados
- Não tem suporte para Rack
- Processador não ARM
Pró
- Todas portas gigabit ethernet
- A média num cenário de 25 regras consegue processar 4285mbps
- Tem porta de 10Gbs
- Bom nível de atualizações
Contra
- Esquenta bastante
- Pouco espaço na ROM 16MB
- 2,5Gb de dados maximo entre os conjuntos de portas e CPU 1-5 6-10.
Não coloquei o modelo RB3011 porque os preços em comparação com a RB4011 são os mesmos. O único destaque que daria para a RB3011 é com relação aos recursos de switch chip que nele tem mais recursos avançados disponíveis. E por fim a CRS326 que é um meio termo entre o roteador e o switch. Sua função principal é ser switch , mas pode quebrar um galho como um roteador “simples”. Seu grande diferencial é poder ter tanto o RouterOS e o SWOS. Para configurar VLAN atraves do Winbox é a melhor opção.
Portanto não basta apenas escolher o produto , é melhor sobrar que faltar recursos pensado sempre em longevidade.

